REGULAMENTO 1º DIVISÃO - 2018

         


REGULAMENTO DO CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL 2018 – 1º DIVISÃO


                                                              CAPÍTULO   I

                                                       DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 1º - O presente regulamento aprovado pelo Conselho Arbitral dos clubes filiados à Liga Sobralense de Futebol dispõe sobre a realização do Campeonato Sobralense de Futebol  da 1º Divisão de 2018, que por delegação legal dessas Associações tem o comando e direção exclusiva da LSF, observadas todas as normas administrativas, executivas e judiciais, oriundos dos órgãos e entidades hierarquicamente superiores a Liga Sobralense de Futebol, de modo especial a Federação Cearense de Futebol.

Parag.Único - A delegação dos poderes aqui outorgadas à Liga Sobralense de futebol, pelos os clubes filiados que disputarão o Campeonato Sobralense de Futebol da 1º  Divisão de 2018 compreende, também, aquelas contratações de serviço autônomas de  pessoas físicas, sem qualquer vínculo empregatício face a própria Liga Sobralense de Futebol e aos clubes filiados referidos, exclusivamente pelo espaço de tempo necessário a concretização de cada tarefa, independente entre si, tais como árbitros (substitutos  e seus auxiliares) representantes da Liga (delegados) e do JDD, maqueiros e gandulas previamente indicados pela LSF.

ART. 2º - As associações e pessoas físicas subordinadas ou vinculadas de qualquer forma a Liga Sobralense de Futebol, para resolver suas divergências desportivas e para encontrar qualquer solução do problema surgido quando da aplicação de normas do presente Regulamento, deverá  valer-se única e exclusivamente da Justiça Desportiva e nunca da Justiça comum.

Parag. 1º - A Associação que não cumprir o disposto neste artigo ficará nos dois anos seguintes, automaticamente suspensos das competições, quaisquer que sejam elas, sem prejuízo das sanções previstas nas normas da Liga Sobralense de Futebol, FCF e CBF.

Parag. 2º - Os clubes participantes do campeonato e  os árbitros serão conhecedores deste Regulamento, das leis esportivas e das regras.

ART. 3º - O Campeonato Sobralense de Futebol de 2018 da 1º Divisão da presente temporada terá início no mês de  maio e seu encerramento obrigatoriamente no decorrer do ano, com todos os jogos realizados no estádio do junco e campos do subúrbio, aptos a prática de futebol. A Liga deverá vistoriar os campos dos bairros e marcar jogos do campeonato quando achar necessário.

                                                       CAPÍTULO  II

                                                   DO CAMPEONATO

ART. 4º -  O Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão de 2018 será disputado, pelos clubes filiados:

·       RIO NEGRO Esporte Clube
         MILAN   Esporte Clube
         C. C. COHAB Esporte Clube
         SPARTA Sport Clube
         NACIONAL Esporte Clube
       BARCELONA Esporte Clube
       MOTOTÁXI Esporte Clube
       MASTURBOYS Esporte Clube


                                                       CAPÍTULO  III

                                                       DOS  ATLETAS

ART. 5º - A Regra de Futebol Nº III  será aplicada com a  seguinte  interpretação:

a) Haverá um limite máximo de 05 substituições em cada equipe por  jogo, não havendo diferença entre o goleiro e os demais jogadores. A substituição é indistinta.

b) Uma equipe ainda que faltando fazer 01 (uma) substituição permitida pela regra III, não poderá substituir atleta expulso de campo.





c) No caso do goleiro ser expulso, o reserva devidamente designado poderá substituir outro jogador da equipe e jogar como goleiro, ficando logicamente, a equipe desfalcada de 01 atleta em função da já referida expulsão do goleiro.

d) É obrigatório que os jogadores substitutos eventuais também assinem desde logo a súmula do jogo.

e)  Os substitutos eventuais antes do início do jogo, não necessitam indicar posições definidas, sendo que em caso de expulsão (antes do inicio do jogo), outro atleta poderá ocupar a posição do jogador expulso.

f) Efetuada as substituições possíveis na forma prevista, os demais atletas constantes no banco de reservas poderão permanecer neste banco  uniformizado até o final da partida, exceto os atletas expulsos.

g) Nenhuma partida do campeonato poderá ter continuidade com menos de 07 (sete) atletas das  equipes  disputantes, devendo o árbitro dar por encerrado a partida no instante em que por qualquer circunstância uma das equipes ficar com o número inferior a 7 atletas em campo.

h) A equipe que iniciar a partida com menos de onze  atletas poderá completar este número  antes do início do 2º tempo de jogo, o clube deverá comunicar ao delegado do jogo e ao  árbitro da partida.

i)    Toda equipe poderá compor seu banco de reservas antes  do início  do 2º tempo de jogo,   após este prazo, ficará suspensa a inclusão de atletas na composição do banco de qualquer equipe.

j)    Na hipótese de uma equipe ter menos de sete atletas para o início da partida, após a tolerância, o árbitro aguardará até 10 (dez) minutos após a hora marcada para o início deste jogo, findo os quais e permanecendo a mesma situação, a equipe regularmente presente será declarada vencedora, pelo escore de 1x0 para efeito deste regulamento. Se o fato ocorrer em ambas as equipes as duas associações são declaradas perdedoras pelo mesmo escore de 1x0.

                                                               CAPÍTULO  IV

                                                DAS  PENALIDADES  E  PROTESTOS

ART. 6º - Se um clube truncar a partida,  ou provocar a interrupção da mesma, será advertido pelo árbitro e após 05 minutos se recusar a continuar competindo, ainda que permaneça em campo, perderá os pontos com o escore de 1x0 (um a zero), se estiver vencendo ou empatando até aquele momento. No caso do clube responsável pela interrupção está perdendo a partida, será mantido o escore do momento do encerramento.

ART. 7º - A Associação que não comparecer ao campo de jogo para disputar uma partida programada pela LSF, impedindo deste modo que ela se realize, salvo motivo de força maior devidamente comprovado, será considerado perdedor pelo escore de 1x0 (um a zero), e será obrigatoriamente punida nos termos das sanções estabelecidas neste Regulamento e no CBJD.

ART. 8º - Nenhuma partida de futebol poderá ser disputada com menos de  07 (sete) atletas, por quaisquer das equipes disputantes.

Parag.Único - Ocorrendo o fato no transcurso da partida, esta será encerrada imediatamente pelo árbitro, o que  acarretará as seguintes consequências independente das demais sanções previstas:
a) Se uma partida teve início e uma das associações teve sua equipe reduzida a menos  de 7 (sete) atletas, perderá ela os  pontos da partida pelo escore de 1x0 (um a zero) para equipe adversária. O resultado da partida  será mantido, se no momento do encerramento, a equipe adversária estiver vencendo a partida. Caso contrário, o resultado será de 1X0.

b) Se as 02 (duas) equipes foram reduzidas a menos de 7 (sete) atletas, ambas as equipes serão declaradas perdedoras pelo escore de 1 x 0 (um a zero).

c) Sempre que uma equipe, atuando apenas com 07 (sete) atletas, tiver 01 (um) ou mais atletas contundidos, poderá o árbitro conceder um prazo de até 05 (cinco) minutos para tratamento   ou recuperação. Esgotado este prazo sem que tenha havido a recuperação do atleta ou atletas contundidos a sua equipe, o árbitro encerrará a  partida conforme  os dispostos nas alíneas a e b deste artigo.

ART. 9º - Se uma partida for suspensa por motivos alheios a participação de qualquer das equipes disputantes, a  Direção de Futebol  da Liga adotará as seguintes providências:

a) Se a suspensão da partida ocorrer até o encerramento em que sejam decorridos 20 (vinte) minutos do 2º tempo deverá ser considerada nula.




b)     Se a suspensão ocorrer após decorridos 20 (vinte)  minutos do 2º tempo, a partida será considerada encerrada, sendo mantido o resultado de campo obtido até o momento da suspensão do jogo.

ART. 10º - Caso tenha ocorrido motivo justo  que impediram algum clube de  comparecer  ao jogo, o mesmo terá um prazo de 24 horas úteis para justificar a sua ausência ao jogo e deverá ser feita através de ofício a presidência da Liga, acompanhada de provas concretas para apreciação entidade. Caso o clube não venha a justificar a sua ausência ao jogo, será julgado pela liga e pelo JDD de acordo com o CBJD e sofrerá as seguintes sanções deste regulamento:

a) Terá que pagar a Tesouraria da Liga uma taxa no valor de R$ 500,00.

b) Será punido com 02 (dois) anos de suspensão  de todos os jogos patrocinados pela Liga.

ART. 11º - Todos os clubes participantes do Campeonato Sobralense Adulto da 1º Divisão de 2018, terão que cumprir todos os jogos do campeonato, pois o clube que vier durante a competição solicitar licença, será declarado pela LSF como abandono do campeonato, e o mesmo será punido com 01 (um) ano de suspensão e sanções do CBJD e só poderá retornar na 2° Divisão.

Parag. 1º -  Toda e qualquer Associação da 1º Divisão suspensa da competição por indisciplina ou desrespeito a este regulamento, só terá direito após cumprimento da pena, retornar a segunda  Divisão, como também todas as equipes  que solicitarem licença  do campeonato em curso perderão seu direito de retorno na mesma divisão e só poderão retornar na 2º Divisão.do ano seguinte. A equipe que solicitar licença antes do inicio da competição poderá retornar no ano seguinte na mesma Divisão no qual pertença.

ART. 12º - Durante  às disputas do Campeonato Sobralense da 1º Divisão de 2018, as advertências (3º cartão amarelo) e as expulsões de atletas, os mesmos terão que cumprir obrigatoriamente uma partida de suspensão (Exceto na final da competição caso o atleta tenha levado o 3º cartão amarelo será anistiado e poderá atuar). No caso de expulsões de atletas durante a competição, os mesmos terão que cumprir obrigatoriamente uma partida automática de suspensão.

Parag. 1º: Todo atleta expulso nos campeonatos promovidos pela LSF, terão que serem julgados pelo JDD no prazo máximo de 30 dias úteis. Caso não seja julgado neste prazo o atleta estará isento de qualquer punição após este período.

Parag. 2º: Todas as expulsões simples ocasionadas por reincidências de cartões amarelos, os atletas cumprirão apenas uma partida de suspensão, se o mesmo for incluído em outros artigos do CBJD será julgado pelas suas indisciplinas.

ART. 13º - Os atletas expulsos em partidas oficiais do campeonato serão julgados com base no relatório do árbitro da partida,  como também relatório  do delegado do jogo onde o mesmo ira   relatar fatos que  ocorrer antes, durante ou  após a realização da partida. As ocorrências serão julgadas pelo JDD da liga de acordo com o CBJD e este Regulamento.

Parag. Único - Diretores de clubes e membros da Comissão Técnica que forem expulsos ou praticarem algumas indisciplinas, serão julgados conforme o relatório do árbitro ou do delegado do jogo. Qualquer diretor da LSF que for agredido fisicamente ou moralmente poderá acionar o delegado do jogo para que conste no relatório da partida ou fazer ele mesmo um relatório extra para que seja tomada as devidas providências nos termos do CBJD e este regulamento. 

ART. 14º - O clube que se achar prejudicado em uma partida poderá mover uma ação de      protesto desta partida obedecendo aos seguintes itens:

a)   Enviar o protesto por escrito em 2 (duas) vias no prazo máximo de 48 horas úteis após o término da partida para direção da LSF.

b)  Se o clube nomear advogado para representá-lo no acompanhamento do processo, deverá enviar a LSF, procuração para o mesmo autenticado em cartório.

c) Pagar a tesouraria da Liga uma taxa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) no ato do protesto.

ART. 15º - Julgamentos de qualquer espécie serão  apreciados pelos membros do JDD e serão julgados baseados na Súmula do jogo,  o relatório do árbitro,  do Delegado da partida ou outros relatórios extras (diretores da LSF), e as punições serão de acordo com o  CBJD e este regulamento.

Parag. 1º - A comunicação das penalidades aplicadas pelos árbitros aos atletas disputantes, obedecerá as normas e instruções fixadas pela LSF, devendo ainda, as advertências e expulsões constar da súmula da partida.


Parag. 2º  -  Qualquer recurso enviado a Liga através do JDD, deverá ser acompanhado do comprovante de pagamento da taxa referente ao pedido de recurso. Estas taxas já são estipuladas pela liga através de Portarias.

ART. 16º - A inobservância ou descumprimento das normas deste Regulamento, assim como as Normas Específicas de cada competição organizada pela LSF. Sujeitarão o clube infrator as seguintes penalidades:
a)     Advertência;
b)     Representação Escrita;
c)     Multa;
d)     ‘Suspensão;
e)     Desligamento da Competição.

Parag. 1º - A aplicação das penalidades previstas no Art. 16º será de competência privativa da Diretoria da LSF.

Parag. 2º - As penas estipuladas no Art. 16º deste Regulamento serão aplicadas independentemente das sanções disciplinares cominadas pelo Código Brasileiro de Justiça  Desportiva – CBJD.

                                                            CAPÍTULO  V

                              DA REGRA QUATRO - EQUIPAMENTOS DOS ATLETAS

ART. 17º - Nos uniformes oficiais de cada equipe definidos nos respectivos estatutos ou outros uniformes de clubes autorizados pela LSF, durante o campeonato é obrigatório o uso da numeração, de 01 a 11 nas camisas dos jogadores iniciantes que fazem parte da partida, e do Nº 12 até o Nº  99 nos atletas restantes (suplentes) não sendo permitido, numa mesma equipe, que 02 (dois) atletas atuem com o mesmo número. Caso isso aconteça o clube infrator, perdera os pontos para seu adversário caso esteja vencendo ou empatando a partida. (exceto no caso de goleiro expulso e quando autorizado pelo árbitro e registrado na súmula do jogo a ocorrência). Vale salientar que os clubes poderão inscrever na súmula do jogo somente até 22 atletas para a partida.

Parag. Único - Caso alguma equipe não tenha nos seus uniformes a numeração correta para iniciar a partida, a mesma poderá utilizar a numeração dos atletas suplentes para complemento do mesmo. Esta mudança deverá ser comunicada ao delegado da partida antes do início do jogo. A mudança dessa numeração não excluirá a camisa do jogo.

ART. 18º -  Quando a critério do juiz houver entre  os uniforme dos clubes semelhança capaz de provocar confusão e prejudicar o normal andamento da partida, o uso será regulamentado da seguinte maneira:

a)    Caberá ao clube com menor tempo de filiação na LSF mudar,  no caso de uniforme oficial.

b) Quando se tratar de clube com uniforme  autorizado pela liga (não oficial), o clube com seu uniforme oficial terá a prioridade de não trocar.

c) O clube obrigado a mudar o uniforme terá o espaço de  20 (vinte) minutos para fazê-lo, caso contrário será considerado perdedor por W x 0.

                                                        CAPÍTULO  VI
 
                                DOS LOCAIS DA COMPETIÇÃO, JOGOS E HORÁRIO

ART. 19º - Os jogos do campeonato Sobralense de Futebol adulto da 1º  Divisão  serão disputados nos seguintes campos:

a) Estádio do Junco
b) Campos do subúrbio ( Espelho D’água,  Mini Estádio Sinhá Sabóia, Vila Olímpica e outros)

ART. 20º -  Nos jogos realizados no estádio do junco, as equipes utilizarão túneis, obedecendo a seguinte ordem:
a) Túnel a direita (Guarany):  Rio Negro, Sparta, Milan e C. C. Cohab
b) Túnel a esquerda (visitantes): Nacional, Mototáxi, Masturboys e Barcelona.

Parag. Único - Quando jogarem 02 (duas) ou mais equipes que utilizem o mesmo túnel, conforme distribuição mencionada, neste artigo, a equipe que tiver o maior tempo de filiação a LSF escolherá o túnel que desejar.

ART. 21º - Os jogos pelo Campeonato Sobralense de Futebol da 1º  Divisão de 2018, não terão dias definidos na semana para serem realizados. Todos os jogos do campeonato serão realizados obedecendo a sequencia da tabela da liga, mas a mesma poderá ser alterada  pela direção quando julgar necessário.



ART. 22º - Os jogos do Campeonato Sobralense de Futebol da 1º  Divisão de 2018, serão realizadas em princípio, nos seguintes horários:

Jogos  realizados no Estádio do Junco / Campo Espelho D’água / Mini estádio

a) Rodadas duplas diurnas:
    Preliminar: 14:30H (tolerância 10 minutos).
    Principal : 10 minutos após o término da preliminar.

b) Rodadas duplas noturnas:
    Preliminar: 19:00h (tolerância 10 minutos)
    Principal: 10 minutos após o término da preliminar

c) Rodada simples:
    diurna : 15:30h
    Noturno : 20:15h

d) Jogos realizados nos campos do subúrbio
    Sábado: 15: 40h (tolerância 10 minutos)
     Domingo: 09:00h (tolerância 10 minutos)

Parag.Único - Os horários dos jogos acima mencionados poderão sofrer alterações, dependendo da necessidade que a Liga achar conveniente.

                                                        CAPÍTULO  VII

                                  DA CONTAGEM DE PONTOS E DOS ÁRBITROS

ART. 23º - O Campeonato Sobralense de Futebol  da 1º  Divisão de 2018, será regido pelo sistema de pontos ganhos, observando o seguinte critério:

a)  03 (três) pontos por  vitória
b)  01 (um) ponto por empate

ART. 24º - Todos os jogos do Campeonato Sobralense da 1º  Divisão de 2018, terão arbitragem dos árbitros pertencente a ASA e os mesmos deverão entrar em campo 10 (dez ) minutos antes do início  de cada partida do referido campeonato. O árbitro e seus auxiliares terão que está por obrigação com uniformes  todos em igualdade de cor.

ART. 25º - Todos os árbitros serão prestadores de serviços para Liga e estão sujeitos a punição prevista no CBJD. Aos árbitros serão fixados  (direitos e deveres para que alguns associados deste último funcionem como árbitros de futebol das partidas válidas pelos diversos certames oficiais promovidos pela LSF, sem nenhum vínculo empregatício com a entidade).

Parag. Único - Caberá aos diretores de arbitragem da LSF, fazer a indicação dos árbitros e assistentes para os diversos jogos promovidos pela Entidade, desde que considerados aptos para tal fim. A relação dos árbitros escalados terá que ser enviados para direção de esportes da liga 48 hs. antes da realização dos jogos. Quando a liga achar necessário poderá intervir em qualquer escala de arbitragem.

ART. 26º - A Liga Sobralense de Futebol, quando for o caso, ou quando julgar conveniente, poderá contratar os serviços autônomos  e transitórios de árbitros do quadro da FCF. Qualquer clube que quiser solicitar arbitragem dos quadros da FCF ou outra entidade  para os seus jogos, os mesmos serão responsáveis pelo pagamento e por todas as despesas decorrentes com os mesmos.

                                                      CAPÍTULO VIII

                                            DAS INSCRIÇÕES DE ATLETAS

ART. 27º - As inscrições e transferências de atletas para o Campeonato Sobralense da 1º Divisão,  Juvenil  Sub20 de 2018, serão realizadas obedecendo a Resolução Nº 001 / 2018 de 24/03/2018 da Liga Sobralense de Futebol.

ART. 28º - Poderão participar do Campeonato Sobralense da 1º Divisão, atletas do sexo masculino com limite de idade a partir de 16 anos . Para os clubes novatos a inscrição e transferências de atletas ficarão a critério da direção da entidade. Qualquer atleta inscrito nas liga de Meruoca terão que trazerem a sua liberação de sua  liga de origem para terem condição de jogo. Atletas que estejam inscritos em outras ligas que não estão regularizadas junto a FCF não precisam de liberações de suas ligas para atuarem em Sobral.

Parág. 1º - Os clubes inscritos na competição (Campeonato da 1º Divisão),  que tem  categorias de Base   poderão utilizar até 07 atletas do Juvenil Sub20 em jogos da Categoria Adulto e também poderão utilizar até 04 atletas do  Juvenil Sub17 na Categoria Sub20 e também poderão utilizar até 03 atletas da categoria Sub17 na categoria adulto. Os clubes  da 1º Divisão  ou Sub20 que não tem a categoria Sub17 poderão inscrever até 04 atletas de 17 anos na competição (nascido em 2001).

Parág. 2º - Cada clube poderá inscrever na competição até 04 atletas profissionais que não tenham vinculo contratual com nenhum clube e que não tenham atuado até 31 de janeiro de 2018. 

ART. 29º - As inscrições de novos atletas  da Categoria Adulto 1º Divisão poderão ser realizadas até 48 Hs.  antes de qualquer partida e poderão ser entregue a Direção de Esportes da LSF, sendo o prazo final para as inscrições de atletas do  campeonato adulto  até o início da 2º Fase  da competição.

                                                       CAPÍTULO  IX

                                                       DAS TABELAS

ART. 30º - As tabelas dos jogos  do Campeonato Sobralense da 1º  Divisão de 2018, em todas as suas fases serão confeccionadas exclusivamente pela Liga Sobralense de Futebol.

                                                         CAPÍTULO X

                                         DO  INGRESSO  NO  CAMPO  DE  JOGO

ART. 31º - Nos jogos do campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão de 2018 promovidos pela LSF, somente poderão ingressar no campo de jogo as seguintes pessoas:

a) Atletas (titulares) em número de 11 (onze) por equipe com os seus suplentes em número de até 11 atletas,
b) Árbitros, seus auxiliares e delegados designados para a partida.
c) Maqueiros, massagistas e policiamento, quando solicitado pelo árbitro da partida.
d) Atleta reserva de acordo com a Regra III.

Parag.1º - No banco de cada equipe poderão permanecer além dos atletas reservas, 01 (um) técnico, 01  massagista (ou um roupeiro),  01 Auxiliar Técnico (ou Preparador Físico) e 01 diretor do clube credenciado.

Parag.2º -  Na parte que circunda o campo, em local previamente  estabelecido, poderão permanecer os representantes da  LSF,  do JDD e da ASAF, 01 (um) massagista, 02 (dois) maqueiros e até 06  (seis) gandulas. ( facultativo)

Parag.3º - Terão ainda acesso a parte que circunda o campo, o Presidente da LSF  ou seus substitutos legais, o Presidente da FCF, os administradores do  estádio e funcionários destas organizações, quando em serviço, a imprensa credenciada e o policiamento em serviço.

Parag.4º - Na parte que circunda o  campo de jogo e no banco de reservas dos clubes, nos jogos realizados  nas manhãs, tarde ou noite,  só será permitido o uso de vestimentas personalizadas do clube (como bermudas, Camiseta e tênis) para o massagista,  roupeiro ou diretor.  É proibido o uso de bermuda para treinador de clube.

                                                              CAPÍTULO  XI

                                DO ADIAMENTO, SUSPENSÃO, ANULAÇÃO DE PARTIDA
 
ART. 32º - Por motivo de força maior, o Presidente da Liga Sobralense de Futebol, e  na ausência, o  seu substituto legal, poderá adiar uma partida, até 03 (três) horas antes de seu início.

Parag.Único - Serão considerados motivos de força maior, dentre outros:

a) Falta de segurança efetivamente constatada.

b) Conflitos ou distúrbios graves

c) Mau estado do campo que torne o jogo impraticável ou perigoso.

d) Falta de iluminação

ART. 33º - Em campo após o inicio do jogo, o árbitro é   única autoridade competente para adiar ou suspender  a partida, desde que haja motivo de força maior. Se uma partida for interrompida por falta de energia ou por  chuva forte o mesmo aguardará até 30 minutos para normalizar a situação ou encerrar a partida.



Parag.Único - Se a suspensão da partida ocorrer por motivos alheios a participação de qualquer das equipes disputantes, a LSF adotará as medidas conf.Art. 9º letra A e B.

ART. 34º - Na nova partida a ser disputada por motivos da suspensão, poderão participar os mesmos atletas que assinaram a súmula antes dos fatos que ocasionaram a suspensão, ou outros, devidamente inscritos e com condições de jogo para o campeonato de 2018, desde que não tenham proibição de atuar em virtude de terem sido expulsos, ou  não tenham condição de jogo por motivo disciplinar.

ART. 35º -  As advertências ou expulsões aplicadas, em partida suspensas ou anuladas serão consideradas para aplicação das sanções previstas.
                        

                                                        CAPÍTULO  XI

                                               DA MODALIDADE DE DISPUTA

ART. 36º - O Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão de 2018, será disputado com 08 clubes com uma fase classificatória, além de uma 2º Fase,  Semi Final e uma Final.

ART. 37º - Tomarão parte nas disputas as seguintes equipes: MILAN, NACIONAL, RIO NEGRO, SPARTA, C. C. COHAB, MASTURBOYS, MOTOTÁXI e BARCELONA.

ART. 38º - Na Fase classificatória os 08 (oito) clubes que disputarão o Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão de 2018,  jogarão entre si, classificando-se os 04 primeiros colocados para fase seguinte da competição.  O último clube da classificação geral do campeonato será rebaixado para 2º Divisão em 2019. 

2º FASE: Nesta fase da competição  os 04 clubes classificados farão jogos eliminatórios (Mata-Mata),  obedecendo ao seguinte critério:

                                                              F A S E  SEMI  F I N A L

    1º Jogo - 1º Colocado                                                 X                                                   4º Colocado            
    2º Jogo - 2º Colocado                                                 X                                                   3º Colocado
 Na Fase Semi - Final os clubes 1º e 2º colocados terão a vantagem de jogarem pelo empate.

                                                  DECISÃO  DO  CAMPEONATO

     VENCEDOR DO 1º JOGO                                    X                                         VENCEDOR DO 2º JOGO

ART. 41º - Nas decisões do Campeonato Sobralense da 1º Divisão de 2018 os clubes que disputarão os jogos finais farão uma única partida decisiva sem vantagem para nenhum clube.

ART. 42º - No caso de empate na Decisão do Campeonato, haverá um descanso de 10 (Dez) minutos e será iniciada a cobrança de tiros livres da marca penal, observando o que se segue:

a) inicialmente serão realizados 05 (cinco) tiros livres diretos da marca penal por cada equipe, de forma intercalada, ou seja, cada equipe cobra um tiro livre alternado a cobrança com a outra equipe, até que cada uma das equipes tenha realizados os 05 (cinco) tiros livres estabelecidos. A escolha da equipe que inicia a realização dos tiros livres é feita através de sorteio pelo árbitro da partida, logo após o encerramento da prorrogação.

b) Os atletas que realizarão 1º série de 05 (cinco) tiros livres para cada equipe, só poderão realizar nesta série um tiro livre cada um, e serão indicados ao árbitro antes do início das cobranças. Quando da realização dos tiros livres diretos, os atletas que participarem da partida inclusive os indicados para as cobranças, deverão permanecer no centro do campo, com exceção dos goleiros e do cobrador da vez.

c) A escolha da meta para cobrança dos tiros livres diretos é de competência do árbitro da partida.

d) Após a realização dos 05 (cinco)  tiros livres de cada equipe, persistindo o empate, o árbitro continuará a disputa de tiros livres, sempre de forma intercalada entre as equipes, com outros atletas que  participaram  da partida e ainda não cobraram  nenhum tiro livre até que uma equipe estabeleça a 1ª vantagem e seja   vencedora.

ART. 43º -  Para se conhecer os critérios de desempate em pontos ganhos durante  o campeonato e os  primeiros colocados da pontuação geral 1º Divisão e do Juvenil Sub20, será obedecido os seguintes critérios:
a)     Maior número de vitórias;


b) Melhor saldo positivo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões recebidos:
e) Menor número de gols sofridos;
f) Sorteio no caso de empates em todos os itens.

Parag. Único: Para aplicação do 4º critério (menor número de cartões recebidos) deverá ser considerado, inicialmente o total de cartões vermelhos recebidos pelo clube na competição e, permanecendo o empate, o total de cartões amarelos.

                                                          CAPÍTULO  XIV

                                                     DISPOSIÇÕES FINAIS

ART. 44º - Os clubes filiados que forem disputar jogos amistosos em qualquer cidade, ou disputar campeonatos paralelos com o mesmo nome sem a prévia autorização da LSF, caso não comuniquem a liga o clube infrator  será suspenso das competições da entidade.

ART. 45º - São deveres do delegado da partida:

a) Colher as assinaturas dos atletas dos clubes juntamente com o árbitro reserva até 10 (dez) minutos antes do início oficial da partida.

b) Auxiliar o árbitro reserva na organização das pessoas autorizadas a ficarem no banco de reservas.

c) Auxiliar o árbitro reserva quando necessário nas anotações de gols e cartões.

d)   Apresentar relatório de todas as partidas relatando as expulsões e outras ocorrências existentes.

Parag. Único: O delegado de qualquer partida dos Campeonatos da LSF, é o representante legal da entidade, cabendo ao mesmo quando necessário tomar decisões quando houver qualquer problema antes do inicio de uma partida.

ART. 46º - O pagamento   da taxa de arbitragem de cada jogo do campeonato em curso em comum acordo  será feito pelos clubes disputantes  do jogo pagando um valor de R$ 150,00 (cento cinquenta reais) cada clube. Em todos os jogos o pagamento das marcações dos campos será realizado pelos clubes disputantes que pagarão uma taxa estipulada pela LSF para esta despesa já inclusa na taxa de arbitragem. A taxa de arbitragem deverá ser paga pelos clubes ao delegado da partida antes do inicio de cada jogo, caso não haja o pagamento o jogo não será iniciado. Neste  caso se apenas um clube fazer o pagamento, o clube que não pagou, perdera os pontos para o seu adversário e o jogo será considerado WXO e o pelo placar será  de 1X0. Aos clubes será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (1º Divisão), o clube que não pagar a taxa de inscrição perde a vaga e não poderá participar do campeonato. Ao longo do campeonato dependendo da disponibilidade de recurso do caixa da tesouraria da LSF a mesma poderá realizar o pagamento da arbitragem de alguns jogos da competição, no qual serão definidos pela LSF em reunião e comunicado aos clubes. Este pagamento poderá ser feito baseado no Termo de Fomento que será assinado entre a Liga e a SECJEL.

ART. 47º - Aos clubes cabe a obrigatoriedade de apresentar ao representante da LSF (delegado) os alvarás dos atletas quando do ato da assinatura das súmulas. Sem o alvará ou qualquer documento de identificação o atleta não poderá jogar.

ART. 48º -  Os alvarás permanecerão com o Representante da LSF, possibilitando a fiscalização por parte dos representantes de cada clube.

Parag.Único - Na falta do alvará no dia do jogo, o atleta poderá identificar-se com os seguintes documentos:
a) Carteira de identidade ou Habilitação
b) Carteira de Reservista
c) Carteira  Profissional de Trabalho

ART. 49º - Não haverá retrocesso na perda dos pontos para o clube desligado do campeonato e os jogos restantes do mesmo será definido por  W x O a favor do adversário e considerado 1 x 0 e não contara como vitória no desempate de critérios de classificação.

ART. 50º - Será de responsabilidade dos clubes participantes do campeonato:
a) Qualquer dano material que venha a existir no seu túnel durante a realização de jogos no Estádio do Junco e outros campos.





b)  Nos jogos realizados no subúrbio,  no estádio do junco, Mini estádio Sinhá Saboia e espelho D’água, o pagamento da marcação dos campos e a colocação das redes (quando necessário), também será de
responsabilidade dos clubes  participantes dos jogos.  Se a liga mandar marcar  os campos os clubes pagarão  uma taxa que será estipulada ao longo do campeonato para custear as despesas com a marcação do campo e que será modificada quando for necessário. Esta taxa deverá ser paga ao delegado antes do início  dos jogos, caso um dos  clubes não paguem, perdera os pontos para o seu adversário pelo placar de 1X0. Caso haja jogos de algum clube nos distritos as despesas do transporte de arbitragem será custeada pelos clubes participantes.

c)   Qualquer tumulto de torcida nos campos abertos, que venham a prejudicar o andamento da partida, será responsabilidade dos clubes participantes da partida.

d)  Os clubes terão que organizar o seu banco de reservas para que os mesmos permaneçam juntos durante a realização de toda partida, sob pena de sofrerem punições pelo árbitro ou delegado do jogo constar na súmula.

e)   Cada clube participante terá a obrigatoriedade de levar  uma bola ou mais bolas para seus jogos.

ART. 51º - Ao término  do Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão  de 2018, a LSF outorgará os  seguintes troféus aos Campeões e Vice e mais premiações (conforme disponibilidade da tesouraria):

a)     Campeão Sobralense de Futebol 1º Divisão:  01 troféu e Premiação especial
b)     Vice-Campeão Sobralense da 1º Divisão:  01 troféu e Premiação especial
c)     Medalhas para os atletas e outras premiações

ART. 52º - É necessário que os clubes  enviem representantes s as reuniões promovidas pela Liga. Caso os clubes filiados faltem a 5 (cinco) reuniões consecutivas ou a 10 (dez) intercaladas sem justificativas prévia a entidade, os mesmos poderão ser considerados como abandono do Campeonato e punidos de acordo com o CBJD, Estatuto da Liga e este Regulamento. O clube que não tiver representante nas reuniões da LSF não poderá participar das competições.

Art. 53º - No Campeonato Sobralense de Futebol  da 1º Divisão de 2018, o atleta que durante o jogo vier a dar chutão para fora dos estádios ou outros campos desnecessariamente, será advertido verbalmente pelo árbitro da partida e numa reincidência deverá ser advertido com cartão amarelo.

Parag. Único: A pena imposta aos clubes que faltarem as reuniões da entidade sem justificativas, será de advertência e até 01 ano de suspensão de todos os jogos ou campeonatos promovidos pela Liga.

ART. 54º - No Campeonato Sobralense de Futebol Adulto 1º Divisão de 2018, haverá o sistema de rebaixamento, o  último clube da classificação geral  será rebaixado para a 2º Divisão do ano de 2019 e os 3 clubes (Campeão e Vice)   e o vencedor do jogo extra entre os perdedores da 2º Divisão garantem vaga para 1º Divisão em 2019.

Parag. Único: Os clubes  licenciados do Campeonato Sobralense deste ano poderão retornar no ano seguinte  na mesma divisão, já os clubes  de anos anteriores que não disputarem, só poderão retornar  para a 1º Divisão se disputarem a  2º Divisão.

ART. 55º - A adesão ao presente regulamento foi efetuada com a participação do clube através de seu representante legal nas reuniões do conselho arbitral convocados para elaboração e aprovação deste regulamento e formalizada com as assinaturas respectivas no livro de ata do conselho arbitral.

ART. 56º - Este regulamento só poderá ser alterado quanto a forma de disputa do campeonato, por decisão unânime do conselho arbitral, em reunião convocada especialmente para tal fim.

ART.  57º - É de competência da LSF interpretar este regulamento, zelar pela sua execução e resolver os casos omissos, obedecendo as normas em vigor e revogar alguns artigos se necessário.

Parag.Único - Revogue-se as disposições em contrário.

ART. 58º - E por acharem de acordo com o conteúdo deste Regulamento, o mesmo foi aprovado em reunião do Conselho arbitral realizado na sede da LSF em 07.05.18.

















Clubes participantes na aprovação deste Regulamento

C. C.COHAB ESPORTE CLUBE
NACIONAL  ESPORTE CLUBE
MILAN ESPORTE CLUBE
MASTURBOYS  ESPORTE CLUBE  
SPARTA SPORT CLUBE
BARCELONA ESPORTE CLUBE
SOCIEDADE ESPORTIVA RIO NEGRO
MOTOTÁXI ESPORTE CLUBE



                                                   Ivan Esteves Alves   
                                                      Presidente LSF                                                    



                                         Raimundo Nonato Silva Sousa
                                                  Secretário da LSF
                                        




                   Regulamento aprovado pelo Conselho Arbitral em 07.05.2018.




































                  TABELA  CAMPEONATO SOBRALENSE  2018 – 1º DIVISÃO

             1º  RODADA


RIO NEGRO
      X
BARCELONA
MASTURBOYS
      X
MILAN
NACIONAL
      X
C. C. COHAB
SPARTA
      X
MOTOTÁXI
             2º  RODADA


MILAN
      X
RIO NEGRO
BARCELONA
      X
MASTURBOYS
NACIONAL
      X
MOTOTÁXI
C. C.COHAB
      X
SPARTA
            3º  RODADA


MASTURBOYS
      X
RIO NEGRO
BARCELONA
      X
MILAN
NACIONAL
      X
SPARTA
MOTOTÁXI
      X
COHAB
            4º  RODADA


MILAN
      X
MOTOTÁXI
SPARTA
      X
RIO NEGRO
BARCELONA
      X
C. C. COHAB
NACIONAL
      X
MASTURBOYS
           5º  RODADA


C. C. COHAB
      X
RIO NEGRO
MASTURBOYS
      X
SPARTA
BARCELONA
      X
MOTOTÁXI
MILAN
      X
NACIONAL
          6º  RODADA


RIO NEGRO
      X
NACIONAL
MOTOTÁXI
      X
MASTURBOYS
BARCELONA
      X
SPARTA
MILAN
      X
C. C. COHAB
          7º RODADA


RIO NEGRO
      X
MOTOTÁXI
MASTURBOYS
      X
C. C. COHAB
NACIONAL
      X
BARCELONA
SPARTA
      X
MILAN

                                           FASE  SEMI FINAL
5º J: V1º Jg

    X

V 4º Jg
6º J: V2º Jg

    X

V 3º Jg                                   
                                               FASE FINAL
Venc.5º Jg

    X

V 6º Jg                                   

                                 LIGA SOBRALENSE DE  FUTEBOL
                                              DEPTO. DE FUTEBOL
   APOIO: SECRETARIA DA CULTURA, JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER



Nenhum comentário:

Postar um comentário